Após entender o que é gateway de pagamento, você verá que essa é uma ótima maneira de melhorar o fluxo de recebimento de valores do seu negócio, oferecendo diferentes formas e meios de pagamento para seus clientes, com muito mais segurança. 

Isso é possível porque a solução é a responsável por fazer a conexão e transferência de valores de venda entre quem está pagando pela compra e a instituição financeira que ela utiliza, que, posteriormente, repassará o valor para o vendedor. 

Basicamente, é como uma “ponte” entre todas as partes envolvidas em um processo de pagamento digital.

As empresas que trabalham com essa ferramenta contam com benefícios como: o aumento da segurança nas etapas de pagamento online, a entrega de uma experiência de compra mais dinâmica para os compradores e assim por diante.

E, para alcançar resultados como esses, o primeiro passo é entender o que é gateway de pagamento, como ele funciona e como escolher o melhor. Continue a leitura e tenha todas essas respostas!

O que é gateway de pagamento?

Gateway de pagamento pode ser definido como o sistema responsável pela intermediação entre os agentes de uma transação de pagamento digital. É essa solução que realiza a comunicação entre quem está pagando pela compra, a instituição financeira que essa pessoa usa e a loja que receberá o valor.

Esse processo se inicia com o recebimento dos dados de pagamento fornecidos pelo cliente, que podem vir de meios como cartão de débito, cartão de crédito, Pix e outros.

Uma vez que essas informações são “lidas” pelo gateway de pagamento, ele as envia para a instituição financeira usada pelo cliente, que pode ser um banco tradicional, uma fintech ou uma empresa de pagamento.

Após aprovar a compra, essa instituição libera o valor para o lojista de acordo com o prazo combinado.

Dica de leitura: “Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!

Como funciona um gateway de pagamento?

Para ficar mais claro o que é gateway de pagamento, é fundamental você entender um pouco mais sobre como ele funciona. 

Imagine o seguinte fluxo:

  1. o cliente entra em uma loja virtual, escolher os produtos que deseja comprar e os coloca no carrinho;
  2. no checkout, ele escolhe a forma e o meio de pagamento preferidos;
  3. se já tiver cadastro, o sistema faz a leitura desses dados automaticamente e, caso não, o comprador precisa informá-los na plataforma de venda;
  4. o gateway pega essas informações, submete a um processo de criptografia e envia para a instituição financeira ou operadora de cartão;
  5. essa entidade analisa, valida e processa a informação;
  6. se tudo estiver em conformidade, como saldo em conta corrente ou limite no cartão de crédito, o pagamento é aprovado.

Apesar de serem vários passos, tudo isso acontece em tempo real e de maneira praticamente imperceptível tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Quais as vantagens de um gateway de pagamento?

Agora que você sabe o que é gateway de pagamento e como esse sistema funciona, resta apenas saber quais vantagens ele oferece para sua empresa, não é mesmo?

As que mais se destacam são:

  1. potencial para aumentar o volume de vendas: visto que essa solução melhora a experiência de compra do cliente ao deixar o checkout mais rápido e preciso;
  2. favorece a diversificação de meios de pagamento: estratégia que contribui melhorar a taxa de conversão;
  3. conexão direta com bancos e operadoras de cartões: sem a necessidade de outros intermediários que podem impactar negativamente essa operação;
  4. facilidade de integração: com diferentes sistemas e plataformas de venda, como sites e aplicativos;
  5. aumento da segurança das transações financeiras: tanto para a sua loja quanto para o seu público.

Aproveite e leia também: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação

Como escolher o gateway de pagamento para sua empresa?

Após saber o que é gateway de pagamento e todas as vantagens, você deve estar pensando como levar essa solução para seu negócio, não é mesmo?

Para escolher a melhor ferramenta para intermediar as operações de pagamento digital da sua loja, é fundamental analisar alguns critérios. E os que não podem ficar de fora são:

  • camadas de segurança oferecidas: a exemplo do cumprimento das normas do PCI DSS, sigla para Payment Card Industry Data Security Standard, que, em português, pode ser definida com padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento;
  • diversidade: oferta de diferentes formas e meios de pagamento, com potencial para abranger novos, conforme forem lançados;
  • agilidade: garantia de que todo o processo aconteça de maneira rápida, fluida e sem entraves;
  • estabilidade: essencial para garantir a boa comunicação mesmo em momentos de grandes volumes de vendas, como costuma acontecer em datas comemorativas;
  • canais de suporte: para sua empresa ter atendimento sempre que precisar, e em diferentes horários, principalmente porque os e-commerces funcionam 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

Como a Zoop ajuda com fluxos de pagamento mais precisos e seguros?

É certo dizer que Zoop Payments é o gateway da nossa plataforma de pagamentos. O motivo é que essa solução conta com diversas funcionalidades que aprimoram o fluxo de pagamento do seu negócio, tais como:

  • recursos de cobrança para cartão de crédito, cartão de débito, Pix, boleto bancário e Google Pay para sites e apps;
  • possibilidade de configuração de diferentes planos e taxas de pagamento, de acordo com seu modelo de negócio;
  • liquidação de valores diretamente na sua conta Zoop;
  • antecipação de recebíveis;
  • fácil implementação, por sermos uma fintech API First;
  • e muito mais!

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