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Você sabe o que é uma plataforma White Label de pagamentos? Trata-se de uma solução que permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, ofereça diferentes produtos financeiros aos seus clientes, e todos com a sua própria marca.

Aqui, estamos falando, por exemplo, de cartão pré-pago, de débito, entre outros.

Entre as vantagens de trabalhar com uma plataforma White Label está a possibilidade de atender às necessidades dos seus clientes de maneira muito mais precisa, ao contrário dos bancos tradicionais.

Essa nova oferta eleva o poder de atração e de fidelização do seu negócio, uma vez que estará oferecendo a eles, em um único lugar, tudo o que precisam.

Além disso, usar uma plataforma White Label de pagamentos reduz consideravelmente os custos com desenvolvimento de softwares, bem como as barreiras regulatórias que precisam ser atendidas para adentrar nesse setor. 

Mas como esses serviços são customizados? Como garantir a experiência do cliente final sem deixar a estratégia de branding do parceiro de lado? Quanto essa plataforma é importante para quem pretende entrar no mercado financeiro? 

Essas e outras respostas sobre plataformas White Label de pagamentos você terá agora!

O que é uma plataforma White Label de pagamentos?

Uma plataforma White Label de pagamentos é uma ferramenta através da qual empresas, que não fazem parte do mercado de meios de pagamento, conseguem oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros com a própria marca

Em outras palavras, consiste em uma solução, geralmente oferecida por fintechs as a service, que possibilita que diferentes negócios comercializem a sua tecnologia e serviços para criação das suas soluções financeiras.

Trata-se da oferta de um software pronto para uso, que reduz drasticamente o investimento necessário para desenvolvimento, e que pode facilmente ser customizado. 

A empresa que adquire uma plataforma White Label pode explorar comercialmente todo o sistema para entregar aos seus clientes serviços exclusivos e diferenciados.

Entre a vantagens dessa ferramenta que mais se destacam estão:

  • Agilidade: geralmente as soluções White Label de pagamentos contam com integração completa com o negócio e já vêm prontas para uso. Isso permite que as empresas economizem dinheiro que seriam investidos em recursos humanos e tecnologia e também poupe tempo, que pode ser investido em arquitetura, design e testes da solução;
  • O cliente é o foco: a plataforma aumenta a satisfação e a retenção de clientes. Com o melhor aproveitamento do tempo, os meses restantes do projeto podem ser utilizados para desenvolver a personalização da sua solução, de forma que ela tenha sua própria identidade visual. Isso ajuda a empresa na sua interação com o cliente.

 

Aqui, vale ressaltar que o caminho para inserção de uma empresa em uma nova oferta de serviços gera trabalho suficiente para tirá-la do seu foco (core business). 

A aquisição de um sistema pronto, com uma plataforma White Label de pagamentos, torna todo o processo muito mais fácil e rápido, resultando em economia em diversos aspectos.

Como a Zoop trabalha a UX com a plataforma White Label?

Os parceiros da Zoop atuam nos mais variados segmentos e têm diferentes modelos de negócio. 

Muitas vezes, seus clientes utilizam indiretamente nossos produtos, fazendo com que o usuário final fique distante de nós.

Assim, nosso time de UX (User Experience) tem um enorme desafio: medir e acompanhar o uso dos produtos pelo cliente final, que é quem está, de fato, com a solução nas mãos — em muitos casos, esse usuário é o cliente da empresa que nos contratou. 

O feedback que recebemos vem sempre dos nossos parceiros, mas pesquisas e testes de usabilidade precisam ser feitos com o usuário final do produto, com os quais nem sempre temos contato direto.

No processo de projetar um produto novo, ou de desenvolver novas funcionalidades e melhorias aos já existentes, nosso time de UX pensa sempre em abrir bastante o leque de possibilidades para que os nossos parceiros consigam customizar tudo da maneira que desejarem.

E a estratégia de branding?

Quando se trabalha uma estratégia de branding é fundamental considerar que marca, negócio e comunicação estejam alinhados, unificados e com o objetivo de gerar resultados. Isso engloba todas as áreas da empresa e, principalmente, a comunicação interna e a externa. 

Existem dois cenários que devem ser considerados por uma empresa White Label:

  • Padrão: posicionamento e identidade devem ser respeitados na comunicação visual ou verbal. Ou seja, tudo que engloba o manual de marca da empresa, que são tom de voz, fotografia, grafismo, iconografia, cores, tipografia, composições e ilustrações precisam ser respeitados.
  • Conflito: esse, exclusivo de um modelo de negócio White Label, refere-se à atenção entre não poder usar a sua marca de maneira explícita e precisar divulgar o próprio trabalho de alguma forma. 

 

A melhor solução para essas questões é criar uma identidade e visibilidade que transcendam a marca. 

Isso é possível desenvolvendo uma relação próxima com o usuário, buscando desenvolver tecnologias inovadoras e construindo cases de sucesso.  

Assim, conseguimos atrair o cliente através de mídias sociais, landing pages, site, blog e outras ferramentas, mantendo toda a experiência oferecida pela marca. 

Em seguida, ele é conduzido até um contato comercial ou até a nossa documentação e, em poucos passos, pode criar sua própria solução de pagamentos, ou entender os benefícios de utilizar as nossas APIs (Application Programming Interface).

Dica de leitura: “API de pagamento: o que é e como funciona?

Como a plataforma White Label de pagamentos é customizada?

A nossa principal diretriz de design na plataforma White Label de pagamentos é criar interfaces e sistemas adaptáveis às diferentes identidades visuais de nossos clientes. Isso quer dizer, um produto que consiga ser único e igual ao mesmo tempo. 

Para isso, precisamos considerar o estudo da tipografia, iconografia e estilo visual de forma que se tenha consistência na medida certa para identificar a Zoop, mas que seja invisível o suficiente para não interferir na identidade visual do parceiro, seja ela qual for. 

O time de UX também precisa ter o cuidado com a aplicação dessas marcas nos produtos, garantindo que, além da consistência, a experiência não seja prejudicada quando receber essas personalizações.

Além do visual, precisamos projetar as plataformas para atender às soluções de pagamento que os parceiros constroem, pois cada um deles tem as suas particularidades e necessidades ao fazer a gestão do seu negócio.

Por exemplo, os dados que um determinado parceiro utiliza para identificar as vendas dos seus estabelecimentos comerciais, muitas vezes, são bem diferentes dos dados de outro. 

Precisamos garantir que todos encontrem aquilo que estão buscando, ou permitir que nossos parceiros customizem e configurem de maneira autônoma as funcionalidades que quiserem liberar aos seus clientes

Nesses, e em muitos outros casos, o nosso time trabalha para oferecer uma experiência simples para todos os perfis de usuários e que entregue valor na hora de configurar o negócio do nosso parceiro.

Mas o que é a Zoop?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Nós possibilitamos que outros negócios ofereçam soluções de pagamento e serviços financeiros para os seus clientes utilizando nossa plataforma tecnológica. 

Nesse modelo, distribuímos para os nossos parceiros (nosso cliente direto) a plataforma White Label de pagamentos. 

Ele, por sua vez, elabora uma solução própria e oferece ao seu cliente final, que pode ser um comprador, vendedor, parceiro comissionado ou estabelecimento comercial. 

Dessa maneira, o parceiro da Zoop está livre para criar e inovar em seu negócio sem se preocupar com os aspectos regulatórios, de desenvolvimento de tecnologia e integração com os agentes do sistema financeiro e da cadeia de pagamentos. 

A plataforma White Label de pagamentos da Zoop elimina várias barreiras para que nossos parceiros comecem a atuar no setor financeiro sem dores de cabeça. 

Isso significa que eles podem contar com a economia do maior ativo do mundo, o tempo, já que nós eliminamos todos os obstáculos de entrada em um mercado altamente complexo e competitivo. 

Quer conhecer mais sobre a Zoop? Então assista a este vídeo

Qual o maior desafio da Zoop?

Um dos diferenciais da Zoop — e, consequentemente, um dos maiores desafios dos times que cuidam da nossa gestão de marca e da experiência do usuário —  é ser uma plataforma White Label de pagamentos para que nossos parceiros possam utilizar os módulos para criação de produtos utilizando as suas próprias marcas. 

E não paramos por aí! 

Além da customização visual dos produtos, precisamos oferecer uma série de ferramentas, como visualização de dados e disponibilização de funcionalidades, para que diversos modelos de negócio e diferentes soluções possam atender com perfeição nossos parceiros e também seus clientes.

Ao mesmo tempo em que executamos a estratégia de branding da Zoop para vender soluções e agregar valor ao nosso cliente, precisamos ser discretos e dar visibilidade completa à sua identidade. 

Dessa forma, garantimos que o nosso parceiro tenha a possibilidade de usar toda a plataforma White Label para desenvolver negócios específicos, sem que o nosso nome.

Para nós, é muito importante valorizarmos a marca do nosso cliente. Assim, conseguimos ajudá-lo a desenvolver grandes negócios, manter a sua identidade e utilizar a complexidade e diversidade das empresas para criar tecnologias cada vez mais robustas e inovadoras.

Será que aceitamos o desafio?

Claro que sim! A Zoop tem parceiros com operações diversas em diferentes escalas e nichos de mercado. 

Nossos times de marca e de experiência do usuário estão em busca constante de soluções para atender a todos!

O objetivo é oferecer cada vez mais flexibilidade para a personalização e configuração dos produtos para os nossos parceiros, sem burocracia e com mais autonomia

Queremos melhorar cada vez mais nossos produtos e a experiência dos nossos parceiros, distribuindo inovação com facilidade. Um desafio e tanto que estamos felizes em superar!

Que tal começar a oferecer serviços financeiros agora?

A Zoop oferece soluções para que grandes empresas, plataformas de marketplaces, varejo, empreendedores, e outros tipos de negócios, passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de cobrança, contas digitais, split de pagamentos e antecipação de recebíveis.

Converse agora com um especialista!

Com a nossa plataforma White Label de pagamento, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no seu core business.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com a oferta de serviços financeiros aos seus clientes.

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