Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Se você está à frente de um negócio que atua de alguma forma no fluxo financeiro de seus clientes, como ERPs, automação comercial, marketplaces, entre outros, sabe que gerenciar seus pagamentos pode ser algo bastante trabalhoso e que exige procedimentos complexos para garantir eficiência tributária.

Neste post, vamos ver o que é split de pagamento, saber como adequá-lo à sua solução e os benefícios que uma ferramenta como essa pode produzir para o seu negócio, simplificando o processo de pagamentos e conferindo uma experiência agradável para os seus clientes.

Acompanhe e boa leitura!

O que é split de pagamento?

Split de pagamento, também conhecido como “split payment”, é um conjunto de APIs (Application Programming Interface). Sua função é possibilitar, em uma mesma plataforma, o gerenciamento financeiro para negócios que intermediam pagamentos e que precisam dividi-los entre um ou mais participantes no momento da venda.

O split funciona por meio da criação de regras de negócio que possibilitam uma implementação padronizada para transações em pagamentos presenciais, digitais e com boleto.

Exemplo: uma plataforma que serve como ferramenta de gestão de um salão de beleza, em que um consumidor vai até um estabelecimento comercial para realizar serviços como corte, manicure e pedicure, cada um com um fornecedor diferente.

No momento de finalizar a compra, o split de pagamento atua na divisão dos valores no checkout entre o próprio salão de beleza e os profissionais envolvidos na venda dos serviços — cabeleireiro, fornecedor de esmalte, manicure, pedicure e quaisquer outros envolvidos neste fluxo. Depois de dividi-los conforme o preço de cada um desses serviços, os fornecedores recebem o valor referente aos seus itens.

Nesse sentido, a experiência de compra é semelhante a de um e-commerce ou loja física convencional, passando transparência para quem está comprando e também para quem está vendendo. Isso porque o cliente paga uma única vez.

Já o vendedor do estabelecimento saberá precisamente quais produtos vendeu e quanto recebeu por cada um deles, como se a venda fosse feita através de um site próprio.

Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento divide os valores de acordo com o montante de repasse determinado pelo estabelecimento comercial, recolhendo seu percentual e repassando o valor excedente ao vendedor.

Essa divisão dos valores é feita automaticamente, sem intervenções manuais, aumentando a escalabilidade do negócio (a tecnologia substitui o trabalho humano para fazer os repasses), além de facilitar sua gestão financeira e auxiliar os lojistas a gerenciarem o dia a dia do negócio.

Hoje, existem empresas que fornecem plataformas para ajudar os salões de beleza na gestão do fluxo financeiro, como é o caso da Avec:

Outro exemplo é a Medicinae Solutions, solução voltada para a área de saúde:

Como funciona o split de pagamento?

Agora que você sabe o que é split de pagamento, vamos entender melhor como ele funciona.

Os serviços de split de pagamento determinam as políticas de divisão de valor a serem aplicadas sobre uma venda, sendo possível gerenciar valores pré-definidos de comissionamento em percentual da venda, por tipo de operação e número de parcelas. Dessa maneira, possibilitam que negócios possam criar regras fixas de recebimento sobre todas as vendas feitas pelos vendedores dentro de uma plataforma.

Ou seja, o serviço de split de pagamento permite a configuração de múltiplas regras de divisão por venda, habilitando modelos de comissionamento dinâmico por venda entre diferentes recebedores.

O funcionamento é simples e prático, já que facilita os processos internos. Quando o consumidor faz a escolha em diferentes lojas, decide pela compra e determina a forma de pagamento — boleto bancário ou cartão de crédito —, o split entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito.

As regras de pagamento são acordadas entre a plataforma ou marketplace e seus lojistas — percentual de comissão, taxas e responsabilidade sobre o valor de frete —, sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático, garantindo assim um checkout ágil e transparente.

Com o split de pagamento, todos os envolvidos — seja um marketplace, ERP, automação comercial ou lojas parceiras — conseguem otimizar processos e passam a focar no seu core business.

Dessa forma, você pode, por exemplo, buscar tendências para o futuro, já que esta ferramenta aloca as receitas em cada conta determinada, sem que este dinheiro passe pela sua conta, facilitando a gestão tributária e de adequação regulatória.

Para ter essa ferramenta e simplificar o seu negócio, é preciso:

  • Ter uma conta em uma plataforma como a Zoop;
  • Definir uma ou mais regras de divisão de pagamentos para cada transação;
  • Integrar seu sistema com as APIs da ferramenta de split de pagamento.

Entenda o fluxo de um split de pagamento:

Quais são os benefícios do split de pagamento na gestão financeira da minha empresa?

Saber o que é split de pagamento e como ele funciona não é o suficiente. É preciso conhecer mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio.

Pensando nisso, separamos os 3 principais benefícios que você obtém ao agregar essa ferramenta a sua plataforma. São eles:

1. Eficiência tributária

Com o split de pagamento, você faz o gerenciamento dos pagamentos sem que o dinheiro passe pela sua conta, o que elimina a bitributação e garante eficiência tributária.

2. Lançamentos automáticos

Se os lançamentos de cada venda fossem realizados manualmente, o processo seria lento e suscetível a falhas operacionais. Por meio do split de pagamento, o processo ganha agilidade e minimiza erros.

3. Controle dos pedidos

Com o split de pagamento, o lojista também conta com suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.

E como aproveitar as vantagens do split de pagamento na minha empresa agora?

Diante de todos esses fatores, fica claro que automatizar o processo transacional torna o gerenciamento do fluxo financeiro do seu negócio mais assertivo e dinâmico, pois, dessa forma, é possível evitar erros e focar em identificar boas oportunidades para seu negócio, tornando a sua rotina menos burocrática.

As funcionalidades agregadas pelo split de pagamento agilizam o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia de um negócio: compradores, fornecedores, lojistas e marketplace.

Se depois de aprender o que é split de pagamento você chegou à conclusão de que precisa dessa ferramenta completa para gerenciar as suas vendas, a boa notícia é que nós podemos ajudar:

Além de soluções completas em split de pagamento, a Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de contas digitais e antecipação de recebíveis.

Converse com um especialista!

Com a nossa plataforma de pagamentos whitelabel, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora!

5/5 - (2 votes)

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Descubra mais sobre Zoop

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading