Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

No ranking dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, o Pix ocupa o primeiro lugar, de acordo com levantamento da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, que usou como base dados do Banco Central e da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços. 

Ainda segundo o estudo, 2022 encerrou com mais de 24 bilhões de operações realizadas via sistema de pagamentos instantâneo, dando uma média de 66 milhões de transações diárias.

Com isso, o Pix passou à frente do cartão de débito, boleto bancário, DOC, TEC e cheques, métodos de pagamento que, juntos, foram responsáveis por quase 21 bilhões de operações financeiras ao longo de 2022.

Rapidez, praticidade e gratuidade para pessoas físicas são alguns dos motivos que estão levando os consumidores, cada vez mais, usarem o sistema de pagamento instantâneo para pagarem suas compras. 

Para as pessoas jurídicas, o Pix para empresa tem, como uma das vantagens, o fato de ter tarifas menores que as praticadas por outros métodos de pagamento. Mas, além dele, quais são os outros meios de pagamento mais utilizados no Brasil e por quais motivos oferecê-los? 

Confira, agora, os quatro que mais se destacam e, ao final, quais são os métodos de pagamento vistos como promissores pelo mercado financeiro nacional.

Os 4 meios de pagamento mais utilizados no Brasil

Atualmente, os quatro meios de pagamento mais utilizados no Brasil são Pix, cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário.

Tendo como base o levantamento da Febraban citado logo na abertura deste artigo, em número de transações foram registradas as seguintes quantidades:

  • Pix: 24,1 bilhões;
  • cartão de crédito: 18,2 bilhões;
  • cartão de débito: 15,6 bilhões;
  • boleto: 4,03 bilhões.

Outros tipos de pagamentos que também foram bastante utilizados pelos brasileiros ao longo de 2022 são:

  • TED: 1,01 bilhão;
  • cheques: 202,8 milhões;
  • DOC: 59 milhões.

Já considerando o total transacionado no ano do levantamento, os quatro meios de pagamento mais utilizados no Brasil foram:

  • TED: R$ 40,7 trilhões;
  • Pix: 10,9 trilhões;
  • boleto bancário: R$ 5,3 trilhões;
  • cartão de crédito: R$ 2,09 trilhões;

Os outros métodos de pagamento, também com base em valor transacionado, foram:

  • cartão de débito: R$ 992 bilhões;
  • cheques: R$ 666,8 bilhões;
  • DOC: R$ 55,7 bilhões.

Como você pôde ver, em volume movimentado o TED passa o Pix. Mas, ainda assim, o sistema de pagamentos instantâneo segue como um dos mais usados pelos brasileiros, assim como o boleto bancário e o cartão de crédito

Aproveite e leia também: “Meio de pagamento Pix: quais são os impactos atuais?

Por quais motivos essas são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil?

Agora que você sabe quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil, é interessante entender também o que motiva os consumidores a optar por esses métodos. 

Isso é importante porque, dessa forma, você pode relacionar essa necessidade ao perfil do público-alvo que pretende alcançar e, com isso, melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

Pix

Um levantamento realizado pela Zetta, associação criada por e para empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, apontou que o Pix é usado para pagamento de produtos variados, alimentos, mensalidades e serviços prestados por pessoas físicas por 67% dos entrevistados.

Para 57%, o uso se destina ao pagamento dos mesmos itens, porém, provindos de pessoas jurídicas.

Os motivos que levam a preferirem o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central são: facilidade, comodidade, rapidez, agilidade, segurança, preferência do recebedor.

Se considerarmos um dos meios como o Pix pode ser feito, a comodidade (71%) e a rapidez (34%) se destacam para quem faz a transação via QR Code.

Dica! Confira como funciona o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix!

Cartão de crédito

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs, também referentes a 2022, revelam que o valor total transacionado via cartão de crédito nesse período foi de R$ 2,1 trilhões — 29,4% a mais que em 2021.

Uma pesquisa feita anteriormente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, mostrou que, entre os principais motivos de os brasileiros preferirem o cartão de crédito, os que mais se destacam são:

  • maior prazo de pagamento (50%);
  • possibilidade de parcelar as compras (36%);
  • praticidade (33%).

Cartão de débito

Também segundo a Abecs, o cartão de crédito foi responsável por movimentar R$ 992,4 bilhões em 2022, valor que representa um aumento de 7,4% em comparação ao ano anterior.

Para os entrevistados da pesquisa da CNLD que acabamos de citar, o cartão de débito é interessante, pois:

  • é rápido e prático (58%); 
  • ajuda a controlar os gastos (34%);
  • é seguro (26%).

Por que oferecer pagamento por aproximação no seu negócio?

Boleto bancário

As estatísticas de meios de pagamento do Banco Central mostram que, apenas em março de 2023 foram compensados 362.664.11 boletos bancários — quantidade bem maior do que o TED no mesmo período, que foi de 80.528.82.

Os boletos bancários seguem sendo bastante utilizados por grupos de consumidores que:

  • não têm relacionamento bancário e seguem pagando suas compras em dinheiro, torna esse tipo de pagamento uma forma de conseguir parcelar as aquisições;
  • pessoas que não sentem segurança em informar dados de pagamento em plataformas online de compras;
  • consumidores que preferem não comprometer o limite do cartão de crédito.

Extra! Quer saber quais são as formas de pagamento mais interessantes de serem oferecidas para seus clientes? Então leia agora mesmo o artigo: “5 formas de pagamento online + tendências do varejo

Quais são os outros meios de pagamento mais promissores?

Mas ainda que não configurem como os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, há outros métodos que estão ganhando destaque e, por isso, são vistos como promissores.

No primeiro Zoop Summit 2023, oferecido pela Zoop, o método de pagamento com potencial de expansão no uso mais citado pelos convidados foi o BNPL, Buy Now, Pay Later.

Inclusive, o conceito “compre agora, pague depois” também foi mencionado no relatório “The Global Payments Report” como “a próxima fase da evolução dos meios de pagamento”. 

Mesmo tendo sofrido desgastes por conta das taxas e juros em alguns países, o BNPL foi responsável por 5% do valor global das transações no e-commerce em 2022, e tem projeção de crescer 6% até 2026.

Conforme mencionado por Rafael Panelli, vice-presidente de produtos da Zoop, no Zoop Summit 2023, a fintech está trabalhando para entregar, ainda nos próximos meses, soluções de BNPL para nossos parceiros.

Não deixe de conferir este trecho do evento que fala como os serviços financeiros ajudam o varejo a entregar experiências inovadoras de consumo!

Acesse agora mesmo o site da Zoop e confira todas as soluções para produtos e serviços financeiros que oferecemos para sua empresa!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

 

4.5/5 - (2 votes)

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Descubra mais sobre Zoop

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading