Durante os dias 15 e 18 de abril, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Web Summit 2024, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. Mais de 34 mil pessoas participaram da edição deste ano, incluindo os mais de 500 palestrantes e mais de mil startups.

A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, participou com duas masterclasses inéditas. 

A primeira, no dia 16, ministrada por Rafael Lanna, Banking Advisor da Zoop, abordou o futuro dos pagamentos digitais no Brasil. A segunda, no dia 17, contou com Marcella Calfi, e trouxe a personalização da experiência do cliente através da Inteligência Artificial.

Não pôde estar no evento? Sem problemas! Veja agora um resumo do Web Summit, os principais insights e o que rolou nas apresentações da Zoop!

O que é o Web Summit?

O Web Summit é um evento de tecnologia e inovação, considerado um dos maiores do mundo. É promovido anualmente desde 2009, quando teve a primeira edição realizada em Dublin, na Irlanda.

A conferência se tornou um sucesso mundial por reunir grandes nomes e personalidades — como CEOs, políticos, investidores e referências culturais — para debater e apresentar suas opiniões, experiências e pontos de vista sobre o futuro da indústria de tecnologia.

Durante os dias de evento, são realizadas inúmeras palestras, de diferentes áreas, que partem de um ponto de vista em comum: “para onde vamos?

Desde a primeira edição do Web Summit, chefes de estado, referências mundiais de ciência e tecnologia, artistas, representantes do mercado cripto, entre vários outros, já palestraram em seus palcos. Veja quem já esteve nesse evento ao longo dos anos:

  • François Hollande, ex-presidente da França;
  • Antônio Guerres, que ocupou o cargo de secretário-geral da ONU,
  • Elon Musk, empreendedor, empresário e filantropo;
  • Drew Houston, fundador e atual presidente executivo da empresa Dropbox
  • Stephen Hawking, físico teórico, cosmólogo e autor britânico
  • Changpeng Zhao, ex-CEO da Binance 

Dica! Confira também a participação da Zoop em outra importante conferência: “VTEX Day 2024: resumo e principais insights do evento!

Quais foram as palestras do Web Summit 2024?

O Web Summit 2024 contou com mais de 500 palestrantes, entre representantes e especialistas das áreas de tecnologia, finanças, saúde, estilo de vida, cultura, comércio eletrônico, política, segurança digital, e várias outras.

Algumas das presenças internacionais e os temas abordados foram:

  • Monica Long, presidente da Ripple
    • “A vingança do Bitcoin: a Web3 está de volta?” 
  • Justina Nixon-Saintil, VP & Chief Impact Officer IBM
    •  “Como a IA está transformando as empresas e a força de trabalho” 
  • Gabriela Comazzetto, General Manager of Global Business TikTok
    • “O impacto do TikTok na cultura, comportamento e consumo” 
  • Daniel Vogel, Co-founder & CEO Bitso
    • “A verdade sobre o dinheiro digital e os consumidores” 
  • Martin Kocher, Ministro Federal do Trabalho e Economia do Governo da Áustria
    • “Como construir ecossistemas tecnológicos saudáveis” 
  • Tonny Martins, General Manager (Latin America) IBM
    • “IA: A oportunidade de uma década 

Na lista dos palestrantes brasileiros, alguns nomes e suas participações no evento foram:

  • Gilberto Gil, artista
    • Tecnologia e cultura: moldando a imagem global do Brasil 
  • KondZilla Dantas, fundador e diretor do canal KondZilla
    • Como falar a língua do criador 
  • Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
    • Aproveitando a IA para um futuro melhor 
  • Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
    • Banco de próxima geração: a interseção entre tradição e inovação 
  • Helena Gualinga, cofundadora do Coletivo de Jovens Indígenas Defensores da Amazônia
    • Qual é o antídoto para o desespero climático?
    • O caminho para a COP30 
  • Mari Maria, influencer e CEO da Mari Maria MakeUp
    • Como falar a língua do criador
    • Influência pelo design: Moldando o futuro das marcas
    • Mari Maria: Seja você mesmo 
  • Bianca Andrade, influencer & YouTuber
    • Envolvendo mais de 30 milhões de seguidores com Boca Rosa
    • Boca Rosa: Os altos e baixos do empreendedorismo
    • De influenciadora de beleza a magnata dos negócios: perguntas e respostas com Bianca Andrade 
  • Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza
    • Digital primeiro: A nova economia brasileira
    • Como capacitar a diversidade e a igualdade para um impacto global 
  • Fábio Costa, diretor geral da Salesforce Brasil
    • Uma perspectiva executiva sobre GenAI para empresas 
  • Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist
    • Perseguindo unicórnios: Lições aprendidas no caminho para US$ 1 bilhão
    • Como a IA transformará o comércio eletrônico
    • Lições aprendidas ao escalar um unicórnio 
  • Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub
    • Catalisando igualdade, inclusão e diversidade
    • Como a criatividade impacta o desenvolvimento social 
  • Gustavo Vitti, Chief People Officer do iFood
    • Como o software pode construir sua equipe de alto desempenho 
  • Mate Pencz, cofundador e CEO do Loft
    • Digital primeiro: A nova economia brasileira 
  • Ricardo Guerra, CTO Itaú Unibanco
    • Digital ou morrer? O futuro do dinheiro 
  • Vitor Olivier, diretor de tecnologia do Nubank
    • Banqueiro de bolso: a revolução bancária da IA 

Dica de leitura: “Tap to Pay: entenda o potencial da parceria entre Zoop e Nubank

Principais insights do Web Summit 2024

O Web Summit 2024 foi dividido em 18 trilhas de temas, e o destaque foi a Inteligência Artificial, na trilha AI Academy

Outras que também se sobressaíram foram:

  • Content Makers: que reuniu criadores e influenciadores;
  • Fourth Estate: que abordou as inovações no mundo do jornalismo digital;
  • The Future of Web3: cuja pauta foi o futuro da fase atual da internet. 

Além dessas, as trilhas Exhibiting Partner Space, Startups, Developers e Women in Tech foram as mais procuradas, com ingressos esgotados semanas antes do início do evento.

Os brasileiros KondZilla Dantas, Mari Maria e Christian Rôças dividiram um dos palcos e falaram sobre a adaptação e a inovação das estruturas existentes para atender às demandas da nova economia criadora de conteúdo.

Os três debateram sobre estratégias de monetização, autenticidade e construção de ecossistemas que promovem o crescimento e a inovação contínuos.

Palestras sobre o setor financeiro

Como exemplo de debates voltados para o mercado financeiro, destacamos Vitor Olivier, chefe de tecnologia do Nubank, um dos parceiros da Zoop. Em sua participação, ele falou sobre a revolução bancária da IA e como o Nubank está usando essa tecnologia para aprimorar os serviços ao cliente.

Ricardo Guerra, CTO do Itaú Unibanco, outro parceiro da Zoop, debateu sobre como as inovações tecnológicas estão impactando o mundo dos pagamentos e das finanças no Brasil. 

Guerra comentou o aumento do número de fintechs nos últimos cinco anos, e quanto esse crescimento revolucionou a indústria financeira.

Aproveite e leia também: “Itaú Shop e Zoop, juntos revolucionando o varejo online

Como foi a participação da Zoop no Web Summit 2024?

A participação da Zoop no Web Summit 2024 aconteceu nos dias 16 e 17, com masterclasses exclusivas apresentadas por Rafael Lanna e Marcella Calfi. 

Para deixar você por dentro de tudo o que acontecer nesse megaevento, trouxemos um resumo das nossas palestras. Confira!

O futuro dos pagamentos digitais no Brasil, por Rafael Lanna

A masterclass trouxe as tendências e perspectivas para o Pix e o desenvolvimento do Drex, Real Digital Brasileiro.

Para mostrar aos participantes quanto o sistema de pagamentos instantâneo está crescendo em adesão e volume transacionado, foram apresentados os seguintes dados:

  • o Pix fechou 2023 com uma movimentação total de R$ 17,18 trilhões
  • em 5 de abril de 2024, um novo recorde, com 201,6 milhões de transações apenas nesse dia. 

O sucesso do sistema é tanto que colocou o Brasil em segundo lugar no ranking global de pagamentos instantâneos, conforme apontou o estudo Prime Time for Real-Time Report, realizado pela ACI Worldwide e GlobalData.  

Por que o Pix é tão popular?

A pesquisa que fizemos em parceria com a Qualibest, revelou que o Pix ocupa o primeiro lugar tanto no ranking dos meios de pagamento mais conhecidos quanto dos mais utilizados.

E os principais motivos são:

  • 88% acham mais moderno e atual;
  • 83% consideram fácil de usar;
  • 82% afirmam ser mais prático;
  • 62% porque é aceito em todos os lugares;
  • 56% por ser o mais seguro;
  • 27% por oferecer mais vantagens/ benefícios. 

O que esperar do futuro do Pix?

A agenda evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central, segue agregando novas funcionalidades ao sistema, à medida que há um amadurecimento da solução e surgem oportunidades de melhoria.

Algumas das previsões apontam para o uso do sistema de pagamentos instantâneo em pedágios de rodovias, estacionamentos e transportes públicos. Um dos objetivos é melhorar a rotina dos usuários finais também nesses serviços, deixando-os muito mais dinâmicos, práticos e seguros.

Outras funções previstas pelo Banco Central são:

  • Pix Automático;
  • Pix Garantido;
  • Pix Internacional;
  • Novas formas de iniciação do Pix. 

Dessas, a única que já tem data de lançamento é Pix Automático, prevista para 28 de outubro de 2024.

A solução permitirá a realização de pagamentos recorrentes via Pix, de maneira semelhante ao processo em débito em conta e cartão de crédito, com a diferença de ser mais prático e de liberar os valores para os vendedores em menos tempo.

Entenda mais sobre esta e outras funcionalidades no artigo “Novidades do Pix para 2024: o que está por vir? Prepare-se!

Drex e Real Digital

A masterclass da Zoop sobre o futuro dos pagamentos digitais também falou sobre o Drex, a versão digital do Real, moeda fiduciária brasileira.

Com a iniciativa, o Banco Central alinha o nosso país a outros 119 que também estão digitalizando suas moedas, e a 21 que estão em fase de testes piloto, como o Brasil, ainda sem data oficial de lançamento.

O Drex é a versão 100% digital do Real que terá o mesmo valor, poder de compra e aceitação, e contará com as mesmas garantias de segurança dadas pelo órgão regulador ao dinheiro brasileiro tradicional.

Sua base de criação é a tecnologia das criptomoedas, chamada blockchain, que impede praticamente qualquer tipo de violação nas transações realizadas, deixando-o ainda mais seguro.

O Drex poderá ser usado para:

  • transferência de valores entre pessoas físicas;
  • pagamento de compras e contas de consumo;
  • contratação de empréstimos;
  • entre outras. 

Quanto às vantagens, as que mais se destacam são:

  • aumento da eficiência, segurança e transparência das transações financeiras;
  • redução de gastos com segurança e transporte de valores;
  • estímulo à criação de novos prestadores de serviço e modelos de negócio, mais modernos, atualizados e com custos menores. 

Tenha mais detalhes sobre a versão digital do Real lendo o artigo: “Tudo sobre Drex, a moeda digital brasileira: como funcionará?

O uso de dados na personalização de serviços financeiros, por Marcella Calfi

A masterclass da Zoop sobre inteligência de dados e experiência do usuário chamou a atenção dos participantes para cinco tendências do uso de dados como ferramenta para impulsionar as experiências entregues aos clientes. São elas:

  1. Unified Commerce;
  2. IA e IA Generativa;
  3. IA e 5G;
  4. fingerprint;
  5. SuperApps.

1. Unified Commerce

O conceito Unified Commerce melhora a experiência dos clientes ao unificar diferentes canais de vendas e/ou de atendimento. A personalização fica por conta do uso dos dados gerados para criar combinações específicas para cada grupo de consumidores.

Com o recurso, é possível, por exemplo: 

  • sugerir produtos e/ou serviços em diferentes momentos da jornada de compra;
  • disparar estratégias de marketing exclusivas, as quais podem ser entregues tanto em meios físicos quanto presenciais;
  • oferecer checkouts alinhados com o perfil do comprador, considerando suas preferências de formas e meios de pagamento.

2. IA e IA Generativa

A IA Generativa é um tipo de Inteligência Artificial que tem como característica a capacidade de criar algo novo a partir do aprendizado. 

No que se refere à inteligência de dados e à experiência do usuário, a tecnologia é ideal para:

  • personalizar atendimento, estratégias de vendas e até mesmo precificação e condições de pagamento;
  • sugerir produtos e/ou serviços;
  • criar conteúdos com respostas que impulsionam tomadas de decisão;
  • impedir fraudes e golpes digitais.

3. IA e 5G

Integrar IA e 5G leva a personalização baseada em dados a outro nível, abrindo caminho para o envio de diferentes informações a dispositivos móveis em tempo real ou com uma diferença mínima de tempo.

Uma das oportunidades é enviar ofertas aos clientes assim que entrarem na loja, as quais são escolhidas considerando o perfil e o histórico de compras de cada um.

4. Fingerprint

Fingerprint é uma tecnologia que combate fraudes cibernéticas por meio da identificação e do armazenamento de padrões de comportamento e características dos dispositivos usados pelas pessoas.

O recurso também é uma das tendências de uso de dados para melhorar a experiência dos clientes, pois ajuda a:

  • viabilizar recomendações a partir da análise do histórico de compras;
  • melhorar a navegação em sites e aplicativos;
  • personalizar o atendimento ao cliente considerando seu comportamento e suas características pessoais.

5. SuperApps

A China é um dos maiores destaques mundiais quando o assunto é criar ótimas experiências por meio de superaplicativos.

O WeChat, app chinês, já tem mais de 1 bilhão de usuários. Em um único ambiente, oferece funcionalidades como:

  • compartilhamento de fotos e vídeos, substituindo redes sociais;
  • pagamento móvel;
  • jogos on-line;
  • serviços de transporte, como táxi e metrô;
  • compras pela internet;
  • leitura de QR Code.

SuperApps como esses transformam a jornada dos clientes, pois têm potencial de:

  • recomendar produtos e serviços de maneira personalizada;
  • criar integrações e conversas alinhadas com o perfil do usuário;
  • gerar conteúdos escritos e visuais que fornecem as informações que os compradores buscam e precisam para tomarem suas decisões;
  • promover experiências omnichannel ao integrar canais de vendas físicos e presenciais, a exemplo das compras pelo app e retiradas na loja física.

Gostou do resumo do Web Summit 2024 e da participação da Zoop? Então, continue nos acompanhando aqui no blog, no LinkedIn, Instagram e YouTube, e fique por dentro de todas as novidades do setor financeiro!

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