Buscando dicas de estratégias de precificação para alavancar as vendas do seu negócio SaaS (Software as a Service)? Então, provavelmente você já ponderou a implementação de abordagens free trial ou freemium para acelerar a captação de clientes, não é verdade?

Esses dois modelos de estratégias para SaaS são amplamente utilizados por diversas plataformas do segmento, desde grandes players como Spotify, YouTube e Netflix, até pequenas plataformas de cursos online ou conteúdos especiais.

As estatísticas mostram que as duas ações geram médias de conversão similares, apesar de dar uma pequena vantagem para o free trial. Segundo dados do User Pilot, 5 a cada 100 usuários que utilizam free trial terminam por comprar o plano premium, enquanto 3 de 100 usuários são convertidos para o plano pago após utilizar o acesso freemium.

Apesar dessas estatísticas puxarem um pouco a sardinha para o free trial, veremos que ambas as estratégias podem ser utilizadas em conjunto por uma empresa ou até mesmo que cada uma delas pode gerar melhores índices de conversão a depender do projeto da SaaS.

Quer entender melhor como funciona cada um desses dois métodos e descobrir qual deles é melhor para seu negócio: free trial ou freemium? Continue a leitura até o fim para descobrir!

O que é free trial?

Free trial é uma das estratégias de precificação mais comuns e utilizadas no mundo SaaS. Antes de oferecer um um plano premium, com assinatura paga mensalmente ou anualmente, as empresas desse ramo oferecem aos potenciais clientes um período limitado de teste grátis dos serviços completos da plataforma.

A ideia é atrair o cliente a utilizar o serviço e, com o tempo despertar, o desejo de adquirir um plano pago. Esse método é utilizado, por exemplo, pelo Spotify, o famoso streaming de distribuição de música. Os usuários podem fazer o cadastro e ter direito a três meses para testar a conta premium. 

Ao término desse período, eles decidem se fazem o pagamento e dão continuidade ao serviço ou se preferem cancelar.

Apesar de ser por um período limitado, o mais interessante do free trial é que ele permite ao usuário ter uma experiência completa da plataforma para utilizar todas as funcionalidades.

O que é freemium?

E o que é freemium? Enquanto o free trial oferece acesso a determinada plataforma por tempo determinado, o freemium não impõe qualquer limite de tempo.

A proposta aqui é que os usuários tenham uma forma de acesso gratuito e indeterminado à plataforma, mas como limitação de recursos. Isto é, os usuários têm acesso a apenas um aperitivo dos recursos da plataforma. Para utilizá-la integralmente, precisam pagar o plano de assinatura premium. 

O Spotify também é um exemplo de SaaS que utiliza essa estratégia. No plano freemium, os clientes podem ouvir músicas dos seus artistas favoritos, mas precisam lidar com: 

  • anúncios publicitários interrompendo a experiência;
  • o fato de não ouvir as músicas em uma ordem específica;
  • a situação de não criar playlists próprias; 
  • dentre outras limitações.

Outras plataformas, como o aplicativo de idiomas Duolingo e o YouTube, também oferecem contas freemium com limitações semelhantes às do Spotify, em especial com a proliferação de anúncios publicitários.

Free trial ou freemium: qual é a melhor estratégia?

E aí, free trial ou freemium? A verdade é que não existe uma estratégia melhor do que a outra em termos gerais, pois tudo isso depende do projeto do seu negócio, das particularidades do público-alvo etc. 

Apesar do free trial ter melhores índices de conversão, cada ação tem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração e pensadas com carinho na hora da implementação.

O freemium, por exemplo, deve passar por um filtro criterioso de limitações de funcionalidades, uma vez que a liberação demasiada pode fazer os usuários se acomodarem com a versão gratuita e não adquirem a premium.

Por sua vez, o free trial, ao oferecer um tempo limitado, deve se preocupar em mostrar a importância do uso contínuo da plataforma no longo prazo. 

Além disso, como percebemos no caso do Spotify, pode ser plausível implementar as duas estratégias de forma simultânea, mas isso geralmente funciona melhor com grandes empresas que já têm uma base sólida de usuários e boa capacidade de captação de anúncios publicitários.

Dessa forma, são menores as chances do serviço “não se pagar”.

Free trial ou freemium? Invista em pagamento recorrente

Não importa se você escolheu pelo free trial ou freemium nas suas estratégias para SaaS, o fato é que serviços de planos de assinatura recorrentes demandam uma ferramenta de cobranças moderna e eficiente para otimizar os lucros, as conversões e a gestão financeira.

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Saiba mais detalhes sobre o Zoop Payments no vídeo abaixo do canal da Zoop no YouTube:

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre as semelhanças e diferenças entre free trial ou freemium. Para mais artigos como esse, continue acompanhando o blog da Zoop!

 

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